Movimentos Sociais

Com a sociedade, pela sociedade

idaco-movimentos-sociais-300x240

O IDACO abraça campanhas, no campo e na cidade, que buscam o desenvolvimento, a segurança alimentar e a plena cidadania. Desde os primeiros anos de história, engaja-se ou apoia movimentos que buscam um mundo mais digno e melhor. Em 1992, participou da histórica Ação da Cidadania, contra a miséria e pela vida, que gerou a Caminhada contra a fome e a miséria, e do movimento Ética, Tecnologia e Desenvolvimento. Em 1993 integrou a coordenação da Ação pelo Emprego e o Desenvolvimento e as campanhas Pela Ética na Política; Vigília pela Ética e Democracia e a Campanha pelo Orçamento Participativo, a transparência nas contas públicas. As duas primeiras no bojo do movimento Fora Collor e esta última, com a confecção de cartilhas pelo IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal esclarecendo como se dá a Gestão Financeira do Orçamento e como se faz um orçamento público que obedece a um Plano Plurianual, a uma Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei do Orçamento.

“Desde os primeiros anos de sua história, o Idaco apoia movimentos que buscam um mundo mais digno e melhor”.

Muitas outras vieram no contexto da Luta Nacional pela Reforma Agrária, entre elas, Grito da Terra; Repartir a Terra e Campanha pela Emenda Constitucional que limita o Tamanho da Propriedade da Terra no Brasil. Integrando o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo esta última campanha objetivava conscientizar a população, colhendo assinaturas para limitar em 35 módulos fiscais as propriedades. Ao ultrapassar este tamanho máximo, a área poderia ser desapropriada para fins de Reforma Agrária. Esse módulo é uma unidade estabelecida pelo Incra que corresponde à área mínima na qual uma família rural consegue prover seu sustento.

idaco-movimentos-sociais2

No Plebiscito da Dívida Externa participou de debate nacional, ao lado da CNBB, do MST e da CUT, na luta pelo fim da expropriação brasileira.

Um Brasil Livre de Transgênicos; Fim do Trabalho Infantil e os Direitos das Mulheres Rurais são alguns importantes exemplos de campanhas nas quais o Idaco esteve à frente mais recentemente com outras instituições