25 anos não são 25 dias

Essa é uma comemoração que envolve corações e mentes de brasileiros e brasileiras que viram, junto com o Idaco, o Brasil lutando por seus direitos e se transformando numa democracia. Quando nós, naquela época, de braços dados resolvemos fundar o Idaco, a dimensão desse encontro era muito maior do que conseguíamos avaliar na ocasião. Trabalhamos na roça, na luta pelo direito à terra, na luta por um produto agrícola saudável, pela redução de agrotóxico, pela agroagricultura biológica e pela preservação do meio ambiente.

Atuamos desde pequenos  projetos locais, os primeiros financiados pelas agências internacionais, até grandes projetos da Comunidade Econômica Europeia. Sempre em parceria, percorremos o estado do Rio, com ações que fizeram vibrar outros estados e influenciaram jovens e pessoas de diversos países. Nas lutas urbanas, trabalhamos nas favelas, com as mulheres, com os jovens e, além das lutas sociais, nos comprometemos com as lutas pelo avanço científico e tecnológico.

O Idaco tem sido um dos parceiros fundamentais para que o povo tenha acesso às Naves do Conhecimento, um instrumental de conhecimento tecnológico moderníssimo que é hoje um impulso  de vida para jovens e pessoas de outras gerações que estão se valendo desses conhecimentos e dessas ações para buscarem novas oportunidades.

Desde o primeiro grito que o Idaco deu estava no seu DNA abraçar tudo o que se colocava como um desafio para o Brasil e para a sociedade brasileira, tudo que pudesse engrandecer o povo brasileiro.  Comemoramos, ainda, a vitória de cidadãos e cidadãs, antes pessoas isoladas e excluídas e hoje lideranças altivas, profissionais, vereadores, prefeitos, que levantam suas bandeiras  do alto de seu aprendizado.

Resgatar esses 25 anos de história é parte do combustível que nos levará muito mais longe. Nunca conseguiremos nos afastar das lutas do povo brasileiro, das lutas que o povo brasileiro vem tendo coragem de enfrentar, inclusive indo para as ruas por um país melhor.

Agostinho Guerreiro
Coordenador-Geral do Idaco