Naves do Conhecimento

Proposta:

O projeto Naves do Conhecimento visa a democratização do acesso à informação e ao conhecimento de novas formas de aprendizagem em ambientes colaborativos e criativos promovendo a mediação da informação qualificada e o desenvolvimento de competências necessárias a todos na sociedade do terceiro milênio. Estão localizadas em nove regiões da zona norte e oeste do Rio de Janeiro (Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Engenho de Dentro).

Gestão

Selecionado através de Edital publicado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, o Idaco é o responsável pela Gestão de 2 unidades do projeto naves do conhecimento. Está prevista a implantação de uma rede de Naves do Conhecimento por toda a cidade, garantindo que exista um desses espaços comunitários de alta tecnologia em um raio de pelo menos 1,5 quilômetros. Em apenas um ano de existência, os números refletem o sucesso do projeto junto à população. De junho de 2012, data da inauguração da primeira Nave (Santa Cruz), até novembro de 2013, estes espaços tecnológicos receberam mais de 700 mil visitas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), o projeto “Naves do Conhecimento” já conta com uma Praça e oito Naves do Conhecimento.

Unidades

NAVE NOVA BRASÍLIA
nova-brasilia1
ENDEREÇO
Praça do Terço, ao lado do CineCarioca, Complexo do Alemão
TELEFONE
(21) 4101-1510
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça a Sábado – de 9:00 às 21:00, Domingos – de 9:30 às 16:30

NAVE CIDADE OLÍMPICA
nave-ol1
ENDEREÇO
Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro (em frente à Estação Olímpica do Engenho de Dentro)
TELEFONE
(21) 4101-1665
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Nave do Conhecimento – Terça a Sábado – de 9:00 às 21:00, Domingos – de 9:30 às 16:30
Museu Cidade Olímpica – Terça a Sábado – de 10:00 às 20:00, Domingos – de 10:00 às 15:30

Cursos

logo-capacitacao

  • Meu Rio Vale um Webdoc
  • Inglês
  • Monitoramento de Redes Sociais
  • Iniciação Digital
  • Georreferenciamento
  • Meu Rio Vale um Filme
  • E muitos outros…

Ir para o site de capacitação…

Público

Nos ambientes das Naves do Conhecimento o público-alvo inclui todas as faixas etárias, entre moradores, estudantes, professores, profissionais e visitantes. Usuários da área infantil podem se divertir com aplicativos educativos que estimulam os sentidos e desenvolvem o raciocínio lógico e a curiosidade. Moradores têm acesso às obras da comunidade e de parceiros. Trabalhos criados nas oficinas de fotografia e filmagem poderão fazer parte do acervo, bem como fotografias e filmagens de eventos importantes da comunidade, além de aspectos didáticos sobre tecnologia, ecologia, planejamento urbano e conhecimento científico. Um dos propósitos das Naves do Conhecimento é estimular a identidade dessas comunidades, resgatando o sentimento de pertencimento e valorização das mesmas. Estudantes têm acesso a conteúdos regionais, nacionais e internacionais, para pesquisas escolares ou, simplesmente, lazer. Professores têm apoio para as aulas, cursos e atividades programadas.

Parcerias

logo1